Postagem em destaque

quinta-feira, 7 de abril de 2016

INFESTAÇÃO POR CAPARINIA TRIPILIS EM OURIÇO PIGMEU AFRICANO (ATELERIX ALBIVENTRIS)

INFESTAÇÃO POR CAPARINIA TRIPILIS EM OURIÇO PIGMEU AFRICANO (ATELERIX ALBIVENTRIS) (RELATO DE CASO)
ORTIZ, M. C. 1, ALVES, R. H. C.2, TESTA, M. F.3, SOUSA, C. R.4, LEMOS, R. L. O.5, ARAÚJO, N. C.6, GOMES, A. P. S.
Doutoranda em Zoologia na UFMG1; Médico Veterinário Autônomo Dermatologista2; Estudante de Medicina Veterinária da Newton Paiva3; Estudante de Medicina Veterinária da PUC Minas Gerais4,6; Estudante de Medicina Veterinária da UFMG5, Prof. Adjunto Departamento Medicina Veterinária, PUC Minas Gerais6
marcelazoovet@yahoo.com.br
Palavras chave: ouriço pigmeu fricano, Atelerix albiventris, Caparinia tripilis, hedgehog

O ouriço pigmeu africano (Atelerix albiventris), conhecido como hedgehog, é um pet exótico popular no Brasil. Nesse contexto, a Caparinia tripilis (ACARI: Psoroptidae) é um ectoparasito não escavador que pode causar dermatite pruriginosa nessa espécie de ouriço. Este ácaro já foi descrito em hedgehog na Nova Zelândia, Novo México, Califórnia, EUA, Inglaterra e Coréia.4 No relato de caso trata-se de um paciente hedgehog fêmea, de nome Florinda, dois anos de idade, pesando 260 gramas, apresentando prostração, inapetência, queda de espinhos, prurido e descamação ao longo do corpo, incluindo ao redor dos olhos e nos ouvidos. O animal se alimentava de ração para gatos filhotes super premium, frutas, verduras e insetos (tenébrios e minhocas). Pequenos ácaros brancos foram observados, a olho nu, movimentando-se ao longo da pele. Foi realizado raspado cutâneo, superficial, no qual se visualizaram numerosos ácaros “microscópio ótico” (300-400 μm comprimento do corpo) com três cerdas longas no terceiro par de patas, pedicelos curtos e sem juntas, e carúnculas társicas em forma de sino, características morfológicas compatíveis com a espécie Caparinia tripilis1,2,3,4. Foi prescrito tratamento com imidacloprida (10mg/Kg/q30dias/spot-on), banhos semanais com xampu manipulado (ácido salicílico 2% + ureia 5% + triancinolona 0,025% + xampu base qsp), limpeza do terrário e troca de substrato. Outras opções de tratamento incluem fipronil, ivermectina, doramectina, moxidectina, selamectina e lavagens com 0,03% amitraz 2,4. Após uma semana o animal apresentava redução significativa da perda de espinhos e do prurido e após 40 dias já não havia sinais clínicos do parasita e o raspado de pele foi negativo para a presença deste. Com base na avaliação clínica e nos achados microscópicos, concluiu-se ser um caso de dermatite pruriginosa causada pelo ácaro Caparinia tripilis em hedgehogs com tratamento satisfatório pela imidacloprida associada ao uso do xampu, com a vantagem de apresentar menor toxicidade comparada a outros acaricidas citados em tratamentos2,4. Caparinia tripilis é considerado um habitante normal da pele dos ouriços2, sendo encontrado em 40% a 87% dos ouriços de cativeiro. Vários fatores, incluindo estresse, falta de higiene e disfunção imunológica pode contribuir para o aparecimento da doença4. Características como eritema, seborréia, crostas, e descamação da pele, bem como a perda de espinhos estão associados a casos graves2. Também pode haver o envolvimento de outros patógenos oportunistas como bacterias, dermatófitos e outros ácaros, nesses casos o tratamento inclui antibioticos, antifungicos e outros medicamentos de acordo com o quadro apresentado pelo paciente4. Devido à recente entrada desta espécie no Brasil, é essencial pesquisar sobre parasitas exóticos, a fim de avaliar se representam risco para a saúde humana ou infectando a fauna silvestre.



Imagens 1, 2 e e mostrando paciente com queda de espinhos e descamação ao longo do corpo, incluindo ao redor dos olhos e nos ouvidos.

Imagem ilustrando o ácaro Caparinia tripilis

Imagem do animal recuperado após tratamento



Referências Bibliográficas:
(1) EO, K.Y.; Kwak2, D.; Kwon, O.D. Treatment of mange caused by Caparinia tripilis in native Korean wild hedgehogs (Erinaceus amurensis): a case report. Veterinarni Medicina, 60, 2015, p. 57–61. (2) FREDES, F.; Román, D. Fauna parasitaria en erizos de tierra africanos (Atelerix albiventris). Parasitol Latinoam 59: 2004, p.79-81. (3) MEREDITH A, Johnson-Delaney C. African pygmy hedgehogs. In: BSAVA Manual of Exotic Pets. 5th ed. 2010, p. 139–147. (4) MOREIRA, A.;TROYO A.; CALDERÓN- ARGUEDAS, O. First report of acariasis by Caparinia tripilis in African hedgehogs, (Atelerix albiventris), in Costa Rica. Revista Brasileira de Parasitologia, v. 22, n. 1, j an.-mar. 2013, p.155-158.

Colaboradores:


domingo, 14 de fevereiro de 2016

8 DICAS PARA PREVENIR OBSTRUÇÃO GASTRICA POR BOLAS DE PELOS EM COELHOS


A obstrução gástrica causada pela ingestão de pelos é uma das maiores causas de óbitos em coelhos na clínica veterinária, selecionei 8 dicas para evitar que seu orelhudo passe por isso.

  1. Estimular o coelhinho a beber muita água. Para isso deixo sempre duas vasilhas de água para cada animal, lembrando que se o coelho achar que a água está suja ele não bebe, nisso, ele parecem com os gatinhos que gostam de água fresca e corrente.
  2. Fornecer grande quantidade de folhas verdes diariamente. É necessário comer uma montanha de folhas proporcional ao seu tamanho, podemos dar, por exemplo, couve, rúcula, salsinha (eles adoram), salsão, folha de bananeira, feno, etc.
  3. Mamão é uma fruta curinga que ajuda a eliminar os pelos já ingeridos, mas infelizmente, nem todos os peludos gostam de mamão.
  4. Exercícios físicos diários. Para manter o intestino funcionando e sem gazes a criança deve ser solta pelo menos 4 horas por dia.




     

     

     
  5. Escovações diárias para retirada dos pelos mortos e algumas vezes a tosa é necessária. Coelhinhos lanosos que insistem em comer os pelos podem ser tosados a cada 4 meses.                                                                                                                   
  6. Suplementos para evitar bolas de pelos em gatos funcionam em coelhos, como por exemplo, o Malt Paste, que deve ser dado no mínimo uma vez por semana.                                                                                                                                                                                                                                                                                      
  7. Utilizar uma ração de qualidade para coelhos pets é fundamental. Rações formuladas para coelhos de produção vendidas a granel em casas de ração foram feitas para engordar coelhos para o abate e não para manter a saúde dos pequenos.
  8. Em caso de diminuição na quantidade ou tamanho das fezes, queda do apetite, letargia, ou eliminação de pelos junto às fezes (como um terço) busque o atendimento veterinário de um especialista.

domingo, 10 de janeiro de 2016

Dicas sobre hamsters


Hoje vamos aprender sobre um bichinho fofo que eu adoro, o hamster!

O hamster dourado ocorre numa faixa limitada do Oriente Médio onde a destruição do seu território e a predação ameaça a existência da espécie, eles estão quase extintos na natureza! Na síria, vivem em profundas galerias onde estocam grandes quantidades de grãos, possuem uma bolsa na bochecha na qual transportam seu alimento.

As variedades de cores do hamster doméstico incluem o selvagem ou castanho avermelhado, canela, creme, malhado e a variedade de pêlos longos. Como animais de companhia, temos o pequeno hamster chinês (Cricetulus griseus), o hamster sírio (Mesocricetus auratus) e o russo anão (Phodopus sungorus).

Os hamsters são noturnos, sendo ótimos pets para quem fica fora de casa o dia inteiro e só chega a noite, ao contrário de outros bichinhos que estariam dormindo, o hamster estará muito animado e pronto para brincar.

Os hamsters não são verdadeiros animais hibernantes, como os ursos, por exemplo, eles pseudo-hibernam quando a temperatura está entre 5 e 15°C. Nessa situação, é necessário aquecer o hamster para que seu metabolismo volte ao normal. A temperatura ambiente ideal para eles é entre 18,3 a 23,8°C.

Possuem comportamento dócil, mas podem morder se forem rudemente manipulados e assustados. É preciso paciência e carinho para que ele se acostume com o tutor.

No ambiente, é melhor mantê-los em gaiolas do que aquários, que possuem pouca ventilação. Como substrato pode ser usado serragem ou jornal. Ao contrário que muitas pessoas dizem, não tem chumbo na tinta do jornal, isso foi proibido há mais de 30 anos!!! Eu gosto de usar areia de gato de argila, ela absorve bem o xixi e diminui o risco do crescimento de fungos, mas, cuidado, a areia de sílica nunca deve ser usada, pois podem ingeri-la!

Por tratar-se de um animal onívoro, tem uma dieta variada que pode ser enriquecida com frutas e legumes. Então, além de uma ração extrusada de qualidade forneço pedacinhos de frutas como maçã, banana (dou uma rodelinha com casca), passas, ameixa, pera, mamão,  melancia, entre outras frutas. Também podem ser dadas pequenas porções de legumes e folhas, como cenoura, beterraba, vagem, couve, brócolis, e a alface não é tóxica para eles, isso é só uma lenda difundida pela internet. Claro que toda mudança de dieta tem que ser feita aos poucos com porções pequenas para não dar gazes.

Existem várias rações extrusadas no mercado, o ideal é que elas tenham 16% de proteínas, 8% de carboidratos, 4 a 5 % de lipídios e no mínimo 18 % de fibras. No crescimento e reprodução é necessária uma quantidade maior de proteínas chegando a 25%, uma dica é fornecer pellets de alfafa.

A partir de 10 a 14 semanas o hamster já está adulto e pronto para reproduzir, a gestação dura de 15 a 16 dias e podem nascer de 5 a 9 filhotes, nesse período nem a fêmea ou seu ninho deve ser manipulado, ela precisa de muita tranquilidade para cuidar dos bebês, por isso o macho tem que ser retirado, é um momento só da mamãe e seus bebês.

São muito sensíveis a antibióticos, os quais podem causar diarreia levando-os a morte, jamais dê remédios prescritos por balconistas em casas de ração, ou pessoas que não são veterinários, é muito perigoso.

É importante lavar as mãos antes de manusear seu hamster, principalmente se você estiver gripado, pois a gripe dos humanos passa para eles e vice-versa. Os sintomas são parecidos, eles espirram, ficam com nariz escorrendo e olhos lacrimejando; mas alergias também causam esse quadro, então o ideal é procurar um veterinário especializado para passar o diagnostico e tratamento correto.

                Apesar de alguns pets shops tentarem te empurrar o pó para dar “banho seco” no hamster, ele não deve ser usados nesses roedores, apenas em chinchilas e com ressalvas. Ele pode causar alergias, problemas oculares e respiratórios, então nada de banho nas crianças viu?

               
Invaginações na bochecha onde o hamster armazena seu alimento, chamada Bolsa Jugal
 
No inverno mantenha a criança bem aquecida para não pseudo-hibernar.
 
Cuidado que eles são peritos em fugas! Para o uso da coleira depende da aceitação do hamster, se ele ficar de boa com ela está liberada, senão melhor não insistir para não estressar o pequeno.
 
A distância anal-genital é mais longa nos machos que nas fêmeas, eles também possuem a bolsa escrotal. Os machos possuem apenas dois orifícios, o ânus e a uretra; já a fêmea possui 3, o ânus, o orifício da vagina e o uretral. Nas fêmeas são visualizados os mamilos. 

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Dicas Sobre Tigres D`Água



Bom dia pessoal! Hoje vamos falar sobre uma espécie de tartaruga comumente criada como pet, o tigre d´água, e nesse caso temos duas espécies, a brasileira (Trachemys dorbignyi) e a exótica (Trachemys scripta), originária dos Estados Unidos.  Apesar de termos uma espécie brasileira, ela ocorre somente no sul do país, então é muito importante que esses animais jamais sejam soltos na natureza, pois não tem predador natural e para se estabelecerem, um outro animal que vive ali será extinto.

Os tigres d´água são quelônios, ou seja, possuem uma carapaça. Quando eu era criança acreditava que de vez em quando eles saiam da carapaça e iam dar um passeio, como nos desenhos animados, mas isso não acontece, a coluna vertebral está aderida na carapaça, ou seja, ela faz parte do esqueleto deles. Outros quelônios conhecidos no Brasil são os jabutis (terrestres), os cágados de barbicha (semi-aquáticos) e as tartarugas marinhas (aquáticas), mas hoje vamos focar nos simpáticos tigres d´água.

Uma dúvida comum é se eles interagem com o dono e a resposta é sim! Minha filhote, chamada Casquinha, adora ser coçada no casco, me segue pela casa e até joga bola! E pra ninguém falar que enlouqueci, já postei os vídeos dela fazendo isso na minha página do youtube. Geralmente eles são animais dóceis, mas alguns podem morder ao se sentirem ameaçados ou se confundir seu dedo com comida rsrsrs.

No recinto, por serem animais semi-aquáticos, precisam tanto de um ambiente com água quanto outro seco para descansarem, inclusive podem se afogar, pois são pulmonados igual a gente. Também precisam de sol ou uma lâmpada específica para eles, que tem validade, você não pode colocar a lâmpada lá e deixar eternamente, pois ela vence mas continua parecendo estar funcionando normalmente, uma dica é olhar o período de luz na embalagem e calcular quanto tempo vai durar, assim você vai saber exatamente qual dia de trocar a lâmpada.

Esses animais possuem a temperatura corporal igual a do ambiente, quando fica muito frio eles diminuem o metabolismo e param de comer, é geralmente nesse período que mais adoecem, minha dica é no inverno colocar um aquecedor de aquário na água para aquecê-la entre 24 e 30 graus (também tenho um vídeo sobre isso na minha página do youtube), assim ela vai manter seu apetite normal durante todo ano.

Uma lenda muito difundida é que elas crescem de acordo com o tamanho do aquário, não caiam nessa! Ou será que ficam quadradas vivendo num aquário quadrado!?! kkkkkkk Brincadeiras a parte, isso é sério, pois muitas pessoas compram pensando que vão ficar pequenas pra sempre, elas crescem e são abandonadas! Tenho pacientes que pesam mais de 3 quilos, são grandonas e precisam de muito espaço! E tem o fato de viverem bastante tempo, alguns pesquisadores dizem que mais de 80 anos, minha paciente mais velha tem 30 anos, então ao adquirir você tem que ter consciência disso, pois é sua responsabilidade zelar pelo bem estar do bichinho durante toda sua vida.

Sobre a sua alimentação, elas só comem na água enquanto o alimento está flutuando, na natureza comem peixes pequenos, algas, frutas, insetos, tem uma alimentação bem variada! Em cativeiro já existe ração específica pra eles, mas você pode enriquecer essa dieta fornecendo vegetais como cenoura ralada, por exemplo, e aguapé.

Eles crescem de acordo com a alimentação, então é praticamente impossível saber a idade olhando pelo tamanho do bichinho, geralmente a maturidade sexual demora, no mínimo, de quatro a cinco anos. Outra dúvida é para saber se é macho ou fêmea, aos contrário dos jabutis, eles não tem nenhuma alteração no plastão. Porém a cauda dos machos é maior e mais gordinha que a da fêmea, pois o órgão copulador, chamado de fálus, fica dentro da cauda, na cloaca. Os machos tendem a ter as unhas maiores, mas dependendo do piso eles podem gastar as unhas ou as fêmeas ficarem com as unhas grandes, então é complicado olhar essa característica.

Infalível mesmo, somente quando ficam adultos e os machos expõem o fálus, que é grande, escuro e em forma de âncora. Já as fêmeas colocam ovos, mas precisam de um ambiente adequado para isso acontecer, senão podem retê-los! Outra coisa é que assim como as galinhas, as fêmeas de tigre d´água colocam ovos mesmo sem o macho, mas eles são inférteis. Outra curiosidade é que as fêmeas possuem glândulas hospedeiras que guardam o sêmen do macho por vários anos, então durante esse tempo podem botar ovos férteis, haja praticidade!

A reprodução geralmente ocorre de julho a dezembro, nesse período a fêmea cava um ninho e coloca em média 10 ovinhos que vão ficar encubados de 66 a 114 dias. Na chocadeira a temperatura é de 20 a 30 graus e ao contrário das aves, os ovos não podem ser girados, tem que ficar quietinhos até o filhote nascer. O filhote nasce frágil, tem que ficar num ambiente com temperatura e umidade controlada além de receber uma ração específica para filhotes.



São animais incríveis, mas sempre devem ser adquiridos de criatórios legalizados, eles vem com toda documentação emitida pelo Ibama, assim como a nota fiscal do criatório

e um microchip subcutâneo. Espero que tenham gostado das dicas e com elas seus filhotes alcancem uma vida longa e saudável!
Ovinho de tigre d´água



Filhotinho nascendo

Teoricamente o macho tem unhas mais compridas
Aquaterrário ideal
Achei super criativo esse aquaterrário


Lâmpada específica para eles






domingo, 3 de janeiro de 2016

Exclarecendo A "Doença Do Peito Seco" Em Aves

Dica para os donos de aves: PEITO SECO NÃO É DOENÇA, É APENAS UM SINTOMA! Quero que repitam isso como se fosse um mantra! Quando uma ave emagrece, o osso do peito fica proeminente, pois a musculatura atrofia. Então, algumas pessoas chamam isso de "peito seco", até aí tudo bem. Mas o que causa isso? É a mesma coisa que perguntar o que causa o emagrecimento da ave. Ou seja, pode ser causado por uma infecção bacteriana ou fúngica, ou parasitas, ou intoxicação, ou a ave pode que...brar uma asa, sentir dor e perder o apetite levando a esse quadro. Se você esquecer de alimentar sua ave ou dar um alimento inadequado também vai causar o emagrecimento. Concordam comigo que milhões de coisas podem causar o emagrecimento e para cada uma tem um tratamento diferente? Então NÃO EXISTE um remédio mágico pra resolver o problema. Vamos pensar se fosse com a gente, você começa a emagrecer muito e vai ao médico. Você pode estar com pneumonia, diarreia, depressão, HIV, verminose, dor de dente, inclusive você pode ter emagrecido por estar consumindo crack ou tem intolerância ao glúten... Aí tem um único remédio que resolve tudo isso, faz sentido?!? Pra piorar você pinga o remédio na água, como você vai saber quanto de água aquela ave bebeu? E se o remédio tiver gosto ruim e ela parar de beber água, desidratar e morrer? Então se alguém disser que sua ave está com uma doença chamada peito seco, significa que essa pessoa não entende nada nem de aves, muito menos de doenças. Se o cara for um veterinário, corra!!! E se ele vim com aquele papo que " não sou especialista mas vou atender por caridade", você já viu caridade custar uma consulta? Porque ele vai te cobrar como se soubesse o que está fazendo! Então pessoal, fiquem espertos, não caiam em conversa fiada, combinado?

Reprodução De Jabutis


Oi pessoal, várias pessoas me perguntaram sobre a reprodução de jabutis, então, fiz um pequeno texto tentando esclarecer as principais dúvidas:

O primeiro passo é confirmar se realmente é um casal, geralmente a partir dos 4 anos já dá pra diferenciar se o jabuti é fêmea ou macho.   É um procedimento fácil,  pois nos machos o plastrão (parte inferior do casco) é côncavo e nas fêmeas é plano,  isso ajuda o encaixe na fêmea na hora da cópula, já pensou se ele ficasse caindo de lado como o namoro seria difícil? Já as tartarugas semiaquáticas e marinhas copulam na água não apresentando essa característica.

A reprodução geralmente ocorre na primavera e no verão, a partir dos seis anos, quando os machos começam a brigar entre si para acasalar com as fêmeas. Nessas brigas os machos batem seus cascos um contra os outros e pode ocorrer mordida, mas raramente resulta em lesões graves.

Durante a cópula o macho sobe na fêmea introduzindo seu pênis (que fica guardado dentro da cauda) na cloaca da fêmea. Nesse processo demorado o casal pode caminhar enquanto está encaixado e se o solo for abrasivo ocasionar em lesões no pênis, nesse caso, é importante que o proprietário observe o animal e se necessário leve-o a um veterinário especializado.

A postura dos ovos ocorre em cinco ou seis semanas após o acasalamento, onde a fêmea cava um buraco de 10 a 20 centímetros de profundidade, coloca de 1 a 15 ovos por postura e depois os enterra. A terra deve ser macia e de preferência arenosa para facilitar a cavação. A incubação dura de 5 a 10 meses e os filhotes nascem com cerca de 4 a 6 centímetros.

 

Dica da veterinária:

  •  Para confirmar se sua jabuti está com ovos, leve-a a um veterinário que fará um raio X para ver os ovinhos.
  • Para a jabuti colocar os ovos é necessário um local com terra, senão pode ocorrer retenção dos ovos e o animal adoecer.
  • Em caso de incubação artificial, a temperatura da incubadora deve estar a 28 graus e já existem incubadoras importadas específicas para répteis.
  • Nunca adquira um animal do tráfico, assegure-se que ele veio com a documentação correta exigida pelo Ibama.

 
Jabuti fêmea à esquerda e macho à direita
Jabuti em postura
Incubadora para répteis

Mitos E Verdades Na Dieta Das Aves


Olá pessoal, várias pessoas me enviaram dúvidas sobre alimentação de aves, em especial, as amadas calopsitas. Então vou começar pela lenda mais difundida na internet, a alface. Sempre vejo as pessoas falando que alface é um veneno para aves, roedores, coelhos, etc. Ninguém nunca sabe o porquê, só sabe que não pode. Sério que se alface fosse tão perigoso pra todos esses bichos, eu mesma, jamais comeria, vai que é tóxico pra humanos também? Rsrsrs A verdade é que não há nada tóxico ou que cause diarreia na alface. É tipo aquela conversa que manga com leite mata... Tudo começou porque algumas pessoas notaram que ao dar alface para sua ave aumentava a quantidade de fezes, o que é verdade, afinal ele é rico em fibras e aumenta o bolo fecal, mas isso não é diarreia! Aliás, você sabe identificar se sua ave está com diarreia? Ao invés de olhar as fezes, observe as penas ao redor da cloada, se estiver grudadas e sujas com fezes, com certeza, a ave está com diarreia, então tem de leva-la a um veterinário, de preferência especialista em aves. Isso pode ser causado por bactérias, parasitas, fungos, mas não pela alface, ela é inocente! Alguns alimentos realmente fazem mal a ave, como o leite e seus derivados, alimentos cozidos com temperos e óleo, gordura, sal, açúcar, café, nada disso deve estar na dieta da criança! Quanto à alface, frutas e verduras, é só lava-las bem, como se você fosse comê-las e estão liberadas. Cuidados apenas com o abacate para aves obesas, pois ele é muito calórico, ok? Eu sei que essa coisa da alface é polêmica e várias pessoas vão enfartar quando ler, mas só porque uma mentira é repetida várias vezes, isso não a torna verdade.   




sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Dicas Sobre Iguanas

Sou apaixonada por iguanas, tanto que tenho até tatuagem de uma! Aí vão algumas dicas sobre essas crianças:

Como Cuidar De Filhote De Beija-Flor


Olá pessoal. Recebo muitas mensagens perguntando sobre como cuidar de filhote de beija – flor, então vamos as dicas. Primeiro passo é tentar devolvê-lo ao ninho, essa lenda de que se você colocar a mão no filhote a mãe não o aceita mais é bobagem e ninguém melhor para cuidar dele do que sua mamãe. Os beija-flores são pequeninos, pode ser que ele não tenha caído, esteja apenas em sua primeira aula de voo com a mãe ao lado, nesse caso, deixe que eles continuem tranquilos e não interfira, claro que se tiver algum animal perto, como um cão ou gato, prenda-o até que as aves voem.

No caso de não ter como devolver o animal, o primeiro passo é alimenta-lo, pois seu metabolismo acelerado faz com que entrem rapidamente em hipoglicemia. Porém, antes de mexer na ave lave bem as mãos, pois é um bichinho bastante sensível.

Existem alimentos industrializados, próprios para beija-flor, de várias marcas, geralmente são chamados de “Néctar de Beija-Flor”. A vantagem de utilizar um produto industrializado é que os mesmos são desenvolvidos para se aproximarem o máximo possível dos néctares buscados pelos Beija-Flores e, além disso, recebem em sua composição antimicrobianos e antifúngicos, que impedem a formação de fungos e bactérias na solução.

O açúcar comum e o mel não devem ser utilizados em bebedouros, principalmente no verão, porque são produtos de rápida fermentação e podem contaminar as aves com fungos que levam à morte. Além disso, o balanço nutricional destes açúcares é diferente dos néctares encontrados na natureza.

Os bebedouros devem ser limpos com sabão neutro e água. Todas as reentrâncias devem ser limpas cuidadosamente com uma escovinha de dente ou o com utensílio que preferir. Uma vez por mês, aproximadamente, o bebedouro deve ficar de molho em água clorada, e posteriormente enxaguado abundantemente.

Um filhote come a cada 30 minutos e deve ter uma lâmpada próxima para aquecê-lo a uma temperatura média de 32°C. A ave costuma aceitar algumas frutas, como mamão e laranja da terra, nesse caso deixe uma pequena fatia a disposição. Jamais faça formulas caseiras para alimenta-lo, tenébrios, por exemplo, causam diarreia e morte.

Após o filhotinho estar alimentado é hora de buscar um centro de reabilitação de animais silvestres do IBAMA para poder garantir sua manutenção adequada e retorno a natureza.

E para quem gostaria de receber em casa esses magníficos visitantes coloridos, a dica é plantar muitas flores, pois eles se alimentam do seu néctar.