Postagem em destaque

domingo, 14 de fevereiro de 2016

8 DICAS PARA PREVENIR OBSTRUÇÃO GASTRICA POR BOLAS DE PELOS EM COELHOS


A obstrução gástrica causada pela ingestão de pelos é uma das maiores causas de óbitos em coelhos na clínica veterinária, selecionei 8 dicas para evitar que seu orelhudo passe por isso.

  1. Estimular o coelhinho a beber muita água. Para isso deixo sempre duas vasilhas de água para cada animal, lembrando que se o coelho achar que a água está suja ele não bebe, nisso, ele parecem com os gatinhos que gostam de água fresca e corrente.
  2. Fornecer grande quantidade de folhas verdes diariamente. É necessário comer uma montanha de folhas proporcional ao seu tamanho, podemos dar, por exemplo, couve, rúcula, salsinha (eles adoram), salsão, folha de bananeira, feno, etc.
  3. Mamão é uma fruta curinga que ajuda a eliminar os pelos já ingeridos, mas infelizmente, nem todos os peludos gostam de mamão.
  4. Exercícios físicos diários. Para manter o intestino funcionando e sem gazes a criança deve ser solta pelo menos 4 horas por dia.




     

     

     
  5. Escovações diárias para retirada dos pelos mortos e algumas vezes a tosa é necessária. Coelhinhos lanosos que insistem em comer os pelos podem ser tosados a cada 4 meses.                                                                                                                   
  6. Suplementos para evitar bolas de pelos em gatos funcionam em coelhos, como por exemplo, o Malt Paste, que deve ser dado no mínimo uma vez por semana.                                                                                                                                                                                                                                                                                      
  7. Utilizar uma ração de qualidade para coelhos pets é fundamental. Rações formuladas para coelhos de produção vendidas a granel em casas de ração foram feitas para engordar coelhos para o abate e não para manter a saúde dos pequenos.
  8. Em caso de diminuição na quantidade ou tamanho das fezes, queda do apetite, letargia, ou eliminação de pelos junto às fezes (como um terço) busque o atendimento veterinário de um especialista.