Postagem em destaque

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Como Cuidar De Filhote De Beija-Flor


Olá pessoal. Recebo muitas mensagens perguntando sobre como cuidar de filhote de beija – flor, então vamos as dicas. Primeiro passo é tentar devolvê-lo ao ninho, essa lenda de que se você colocar a mão no filhote a mãe não o aceita mais é bobagem e ninguém melhor para cuidar dele do que sua mamãe. Os beija-flores são pequeninos, pode ser que ele não tenha caído, esteja apenas em sua primeira aula de voo com a mãe ao lado, nesse caso, deixe que eles continuem tranquilos e não interfira, claro que se tiver algum animal perto, como um cão ou gato, prenda-o até que as aves voem.

No caso de não ter como devolver o animal, o primeiro passo é alimenta-lo, pois seu metabolismo acelerado faz com que entrem rapidamente em hipoglicemia. Porém, antes de mexer na ave lave bem as mãos, pois é um bichinho bastante sensível.

Existem alimentos industrializados, próprios para beija-flor, de várias marcas, geralmente são chamados de “Néctar de Beija-Flor”. A vantagem de utilizar um produto industrializado é que os mesmos são desenvolvidos para se aproximarem o máximo possível dos néctares buscados pelos Beija-Flores e, além disso, recebem em sua composição antimicrobianos e antifúngicos, que impedem a formação de fungos e bactérias na solução.

O açúcar comum e o mel não devem ser utilizados em bebedouros, principalmente no verão, porque são produtos de rápida fermentação e podem contaminar as aves com fungos que levam à morte. Além disso, o balanço nutricional destes açúcares é diferente dos néctares encontrados na natureza.

Os bebedouros devem ser limpos com sabão neutro e água. Todas as reentrâncias devem ser limpas cuidadosamente com uma escovinha de dente ou o com utensílio que preferir. Uma vez por mês, aproximadamente, o bebedouro deve ficar de molho em água clorada, e posteriormente enxaguado abundantemente.

Um filhote come a cada 30 minutos e deve ter uma lâmpada próxima para aquecê-lo a uma temperatura média de 32°C. A ave costuma aceitar algumas frutas, como mamão e laranja da terra, nesse caso deixe uma pequena fatia a disposição. Jamais faça formulas caseiras para alimenta-lo, tenébrios, por exemplo, causam diarreia e morte.

Após o filhotinho estar alimentado é hora de buscar um centro de reabilitação de animais silvestres do IBAMA para poder garantir sua manutenção adequada e retorno a natureza.

E para quem gostaria de receber em casa esses magníficos visitantes coloridos, a dica é plantar muitas flores, pois eles se alimentam do seu néctar.


11 comentários:

  1. Recentemente, resgatei um beija flor que estava caído e machucado, no meu quintal. Amo esses pássaros, mas sei que eles pertencem á natureza, então após tratá-lo alguns dias, foi encaminhado a um centro de reabilitação de animais silvestres, para que fosse devolvido á natureza.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, encontrei um beija-flor caído na rua não sei se é filhote, Tentei colocar ele na árvore que estava próxima Porém quando passei por ali ele estava caído novamente, estou dando água com açúcar e o Ensure ele está até voando porém ele não consegue firmar os pezinhos no poleiro. Já verifiquei e os movimentos dos pés estão normais, estou tentando fazer ele parar ou no poleiro ou no dedo mas parece que ele não tem força para agarrar, sabem me dizer se isso é normal caso ele seja filhote? Ou o que poderia ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. agua com açúcar é um veneno. existe um alimento proprio da alcon

      http://alconpet.com.br/produto/alcon-club-beija-flor-nectar

      Excluir
  3. ESTOU COM UM AQUI QUE ACHEI NA RUA SE DEBATENDO ESTOU DANDO ÁGUA COM AÇÚCAR ELE ESTA GRANDE POREM ACHO Q É FILHOTE

    ResponderExcluir
  4. Estou cuidando de 2 a 11 dias...exige tempo e dedicação, eles comem de 40 em 40 minutos e pus eles em um pote com algodão e troco esse algodão 2 x ao dia pois eles fazem muito pipi. Já estão bem espertinhos , eu dou conectar da Alcon que vende em casas de ração.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Dra só o néctar da Alcon que eles se alimentam ou tem alguma papinha

    ResponderExcluir
  6. Tenho aqui na minha casa um ninho de beija flor com dois filhotes, hontem atarde estávamos centavos aqui na varanda onde fica o ninho e notamos que a beija flor não veio dormi no ninho ficamos preocupados com os filhotes hoje de manhã levantei e fiquei obcervando e ela nao vinha aí procurei como alimentar os filhotes e aí as 6e15 para meu alívio ela chegou e alimentou eles

    ResponderExcluir
  7. Olá..eu estou cuidando a 4 dias de beija flor com a asa e a pata quebrada..não sei se fiz certo mais imobilizei as parte quebradas ele se alimenta bem..dou flores e necta. Estou torcendo pra que ele saia dessa e volte a voar.

    ResponderExcluir
  8. Como vc fez pra imobilizar a pata quebrada?

    ResponderExcluir